Se você já jogou Minecraft por algumas horas, já deve ter percebido que o mundo parece infinito, mas o que muitos não sabem é que existe um limite máximo. Esse limite fica a 30 milhões de blocos do spawn.
Porém, o que realmente acontece se você andar por 30 milhões de blocos no Minecraft? O que acontece quando você chega no limite do mundo? Montamos esses artigos para tirar essas dúvidas e muitas outras que podem surgir. Confira!
O “infinito” mundo de Minecraft
A ilusão de um mundo infinito no Minecraft é usada por alguns outros jogos para dar aos jogadores uma ideia de mundo amplo e semelhante ao real. Porém isso nada mais é do que um sistema de geração procedural, que cria o mundo conforme você o explora.
Na prática, esse limite de 30 milhões de blocos não é 100% visível, pois carregar um jogo com tamanha dimensão exigiria um computador ou dispositivo extremamente forte e avançado. Além disso, são 30 milhões de blocos para cada lado contando a partir do spawn, ou seja, o mundo possui 60 milhões de blocos de largura.
O que há nos limites do mundo de Minecraft?

A geração do fim do mundo depende de qual versão você está jogando. Nas versões mais antigas, jogadores que se aventuravam em chegar ao fim do mundo batiam de frente com uma geração superestranha de blocos, totalmente distorcida e bugada.
Nas versões mais atuais, a “parede” é invisível e impede que os jogadores cruzem a linha, pois não há mais o que gerar além daquele ponto. Ao longo dos anos, essa área já apresentou diferentes versões:
- Terrenos completamente distorcidos;
- Bugs visuais;
- Paredes e blocos invisíveis;
- Áreas intransponíveis;
- Quedas bruscas de FPS;
- Instabilidade do jogo.
Boa parte desses problemas foi corrigida nas versões mais atuais, enquanto outros são mantidos por regras da própria Mojang. Além disso, o limite final do jogo continua inacessível de forma “normal”.
Como andar 30 milhões de blocos?
Antes de explicarmos melhor o que acontece quando você chega na margem do mundo, antes precisamos explicar como é o trajeto. Você vai precisar de MUITO tempo e paciencia.
Para se ter uma noção, um jogador anda em média:
- 4,3 blocos por segundo, andando;
- 5,6 blocos por segundo, correndo.
Se formos considerar que você vai tentar chegar ao final do mundo, correndo, demoraria cerca de 62 dias ininterruptos, correndo sem parar, ou seja, mais de 2 meses no mundo real. Isso sem contar os desafios que você vai encontrar:
- Necessidade de dormir na vida real;
- Necessidade de comer na vida real;
- Mobs atrapalhando;
- Terrenos irregulares;
- Comida faltando no jogo;
- Montanhas;
- Oceanos;
- Mortes;
- Quedas de lugares altos.
Na prática, um ser humano normal levaria muito mais do que 2 meses para chegar até o fim do mundo no Minecraft. Obviamente existem métodos mais fáceis de fazer isso, mas estamos falando aqui de métodos “normais”; com comandos e cheats você chegaria lá em minutos.
O que acontece quando chega no limite do mundo?
Bom, se você percorreu todo o caminho andando ou correndo, fazendo tudo de forma normal, ao chegar no bloco 29.999.984, você terá passado por inúmeros biomas, inúmeros oceanos, inúmeras montanhas… O seu dispositivo certamente estará trabalhando em dobro para conseguir rodar tudo que o mundo já gerou.
O que provavelmente vai acontecer é:
- Ficar sem espaço de armazenamento no dispositivo;
- Seu jogo, caso não caia, ficará travando muito;
- A física do jogo ficará diferente. Com blocos deslizando e flutuando, o chão tremendo e extremamente lento para andar ou correr;
- A colisão do jogo fica bugada, então você talvez consiga atravessar blocos e paredes.
- Sensação de 4ª dimensão;
- Movimento de teletransporte;
- Áudio bugado e muito ruim.
Quando você chega nesse limite, nas versões mais atuais, você verá uma parede invisível, com várias listras, chamada World Border. Ela impede que o jogador ultrapasse esse limite; se por acaso de alguma maneira você conseguir passar, seja usando comandos ou ender pearl, uma série de coisas vai acontecer.
- Você será empurrado para trás;
- A cada passo, seu personagem perderá mais vida;
- O personagem treme.
O que existia nas versões antigas?
Antes da atualização 1.8, algo muito interessante e misterioso surge no fim do mundo. A partir de 12-32 milhões de blocos, o mundo gerava as chamadas “Far Lands”.
- Paredes gigantes e distorcidas;
- Buracos enormes;
- Florestas tortas;
- Cavernas suspensas;
- Falhas geométricas bem visíveis.
Essa região ficou conhecida como Far Lands e não existe mais oficialmente dentro do jogo, foi removida para serem adicionadas as famosas paredes invisíveis.
O que acontece se você quebrar ou colocar blocos nessa distância?

Por conta dos bugs e falhas visíveis nessas coordenadas. Ao ser adicionado um bloco próximo de você, ele pode:
- Aparecer em coordenadas distantes;
- Desaparecer na mesma hora;
- Flutuar;
- Duplicar;
- O jogador consegue atravessar esse mesmo bloco.
Nessa distância, as ferramentas não funcionam direito e podem quebrar com apenas 1 uso. Além disso, criar mecanismos de redstone não vai adiantar, pois aqui eles não irão funcionar!
Outra dúvida muito comum é: E se voar com Élitro até lá?
Bom mesmo que você possua foguetes infinitos, é praticamente impossível conseguir ir até la voando, primeiro porque o élitro é mais rápido que o carregamento das chunks, portanto chegaria um momento em que as chanks não carregariam mais e seu mundo seria corrompido.
Segundo porque, ao ficar muito distante do solo e voando rapidamente, seu jogo pode cair e dar uma mensagem de “flying is not enabled”.
Esses erros acontecem porque a engine do Minecraft usa números de pontos flutuantes. Vamos por como as coordenadas, quanto maior a coordenada, mais instável e menos precisão o seu mundo terá. O jogo simplesmente não foi feito para lidar com coordenadas tão gigantes.
É possível chegar ao limite do mundo sem comandos?
A resposta é SIM! Existem algumas formas de fazer isso. As mais conhecidas são:
- Andando ou correndo normalmente até chegar lá, o que levaria meses;
- Usando portais do Nether para diminuir o tempo, pois o Nether tem uma distância inferior ao mundo superior;
- Usando bugs de portais com pérolas do end.
Com exceção do bug de portais, esses métodos levariam muito tempo, exigiriam que você ficasse online no jogo por muitas horas e, além de tudo isso, você teria que ter um controle muito grande sobre a vida do seu personagem, evitando morrer durante todo o trajeto.




