Como otimizar o desempenho do seu mundo

Se você joga Minecraft há bastante tempo, é comum notar que, após alguns meses no mesmo mundo, o jogo começa a travar, chunks não carregam, o FPS cai o tempo todo. Isso acontece porque, à medida que o jogador progride no jogo, constrói farms e cria construções incríveis, o Minecraft passa a processar uma quantidade maior de informações ao mesmo tempo.

Pensando nisso, montamos esse artigo para você descobrir como otimizar o desempenho do seu mundo, deixando-o mais leve e mais rápido, com apenas algumas técnicas e configurações simples, que funcionam tanto em mundos normais como em servidores. Confira!

Por que o Minecraft fica lento com o tempo?

otimizar o desempenho

O Minecraft não foi projetado para renderizar mundos muito avançados, com inúmeras construções e farms. Seu sistema de renderização é procedural, isso significa que o jogo gera seu mundo conforme você anda nele. Por isso é comum que um mundo em que várias regiões já foram exploradas fique mais pesado com o tempo.

Cada mob, item dropado, redstone ativa e chunk carregado exige processamento constante do seu dispositivo; quando esses elementos se acumulam e atuam ao mesmo tempo, o desempenho do game naturalmente cai.

Outro fator determinante é que muitos jogadores costumam deixar as configurações de gráfico no máximo, mesmo quando o hardware não acompanha tanta exigência. Além disso, farms que funcionam constantemente costumam ser o principal vilão de um mundo sem travamentos.

Ajustando as configurações do Minecraft

Uma das maneiras mais eficazes de otimizar o Minecraft é ajustando algumas configurações internas. Reduzir o “Alcance Visual” já causa um enorme impacto no seu jogo, pois diminui a quantidade de chunks carregando ao mesmo tempo.

Outra opção importante é a “Simulação”. Muitos não conhecem essa opção ou não sabem como ela funciona, mas basicamente ela controla a distância que os mobs nascem ou se movimentam, até onde a redstone pode funcionar mesmo com repetidores e outras mecânicas que funcionam à distância. Essa opção reduz SIGNIFICATIVAMENTE o uso do processador.

Outros ajustes gráficos, como nuvens, iluminação, partículas, entre outros, também podem impactar o desempenho do jogo; portanto, é sempre importante ajustar os gráficos para manter a beleza do jogo, mas de forma que seja menos prejudicial ao dispositivo.

Optfine e Mods de otimização.

otimizar o desempenho

Existem inúmeros mods gráficos que otimizam o Minecraft para torná-lo ainda mais leve e com mais FPS; o mais conhecido deles é o “Optifine”, que possui mecânicas que aumentam o FPS do jogo consideravelmente e permite que você tenha controle detalhado de praticamente todos os elementos gráficos do jogo.

É um dos mods mais usados por youtubers e também um dos mais conhecidos, pois ele acrescenta inúmeras opções extras de configuração que o Minecraft Vanilla não possui. Existem outros mods também usados pela comunidade para controle de gráficos, mas atualmente o melhor continua sendo o Optifine. Para baixá-lo, veja esse artigo: Como baixar o Optifine.

Mods: Sodium, Lithium und Phosphor

Esses mods são usados por pessoas que possuem computadores MUITO fracos; eles são melhores que o Optifine, em quesito dispositivo fraco, eles vão configurar o jogo nas linhas de código para deixá-lo mais otimizado.

  • Sódio: aumenta o FPS drasticamente;
  • Lítio: otimiza cálculos internos do jogo;
  • Fósforo: melhora o sistema de iluminação.

Mobs e farms automáticas

É muito comum em alguns mundos os jogadores criarem farms automáticas de um determinado item ou bloco. Porém, o que muitos não sabem é que essas farms são responsáveis pela maioria dos travamentos e quedas de FPS do jogo; os blocos sendo dropados ou sendo enviados para algum coletor de itens deixam o jogo bastante pesado.

Para resolver isso, é interessante colocar funis para coletar esses blocos logo que são dropados; isso evita travamentos por entidades e diminui as chances de o seu jogo travar.

Outro problema comum é o nascimento de mobs. Nós sabemos que no mundo de Minecraft existem INÚMERAS cavernas, principalmente perto de onde você construiu sua base, e com o nascimento de mobs o tempo todo, o mundo pode ficar pesado.

Nossa recomendação é: explore e ilumine todas as cavernas em um raio de chunks de 3×3, pois é o limite máximo que o jogo consegue renderizar algo no spawn. Isso vai ajudar você a ter um mundo mais leve, com menos travamentos.

Redstone e FPS

Sistemas de redstone também podem gerar um impacto negativo no desempenho do jogo. Farms e construções ligadas o tempo todo ou que funcionam em loop fazem o jogo processar mais dados; isso, além de esquentar e pesar o processador, faz com que o mundo trave muito.

Portanto, se você possui muitas farms no jogo, ligue-as apenas quando realmente for utilizá-las; isso evita que seu mundo processe muitas informações e fique pesado.

Configurações recomendadas

otimizar o desempenho

Se você tem um computador leve ou intermediário, essas configurações vão ajudar você a deixar seu jogo mais leve. Lembrando que não é com uso do Optifine, apenas com as configurações padrões do jogo.

  • Gráficos: Rápidos;
  • Distância de Renderização: 8 a 12 chunks;
  • Distância de Simulação: 4 a 6 chunks;
  • Iluminação suave: desligada ou mínima;
  • Partículas: reduzidas;
  • Nuvens: Desligadas;
  • Sombras: Desativadas.

Fazendo essas configurações no seu mundo, em um computador ou dispositivo intermediário, aumentará drasticamente o FPS.

Resumo

Otimizar o desempenho do Minecraft é uma ação essencial para quem possui um computador mais fraco ou que está sofrendo com travamentos constantes, quedas de FPS etc. Pequenas configurações, quando somadas, fazem uma diferença enorme.

Se você seguir todas as dicas mostradas aqui, seu mundo vai ficar MUITO mais leve e com um processamento bem mais rápido.

 

Gabriel
Gabriel