A verdadeira história por trás do Herobrine

Se existe um personagem ou um nome que desperta nostalgia e medo em qualquer jogador de Minecraft, esse nome é HEROBRINE. O famoso personagem de olhos brancos, que aparece silenciosamente observando o jogador ao longe, se tornou uma das maiores lendas da internet.

Você sabe qual é a verdadeira história por trás dele? De onde surgiu essa lenda? Qual foi a primeira aparição? Nesse artigo, vamos explorar toda a trajetória do personagem, do primeiro relato até se tornar um fenômeno global.

O nascimento do Herobrine.

Para entendermos a sua origem, é preciso voltar até 2010, quando Minecraft ainda estava em desenvolvimento, um jogo praticamente desconhecido pela comunidade. Na época, o jogo era conhecido como um sandbox criativo, diferente da imersão que temos hoje.

O primeiro relato do aparecimento do Herobrine surgiu em um fórum na internet. Onde um jogador comentou ter visto uma figura humanoide no seu mapa de Minecraft. De acordo com ele, a figura parecia um zumbi, mas possuía a cor de pele normal e não havia semelhança com nenhum outro personagem do jogo fora o Steve, porém ele jogava sozinho em seu mundo.

Segundo ele, o que mais chamou sua atenção foi que a figura estava parada o observando de longe e seus olhos eram totalmente brancos, sem pupila. Ele não atacava, nem se movimentava, muito menos interagia, apenas o observava de longe, como se estivesse estudando o jogador.

Segundo ele, em outro momento, avistou o mesmo personagem criando túneis 2×2 em montanhas e construindo estruturas sem sentido, como pirâmides no fundo do mar. 

A teoria mais famosa: O irmão do Notch.

O relato do jogador ganhou ainda mais destaque e força quando outro jogador questionou ao criador do jogo, Markus Notch, se ele possuía algum parente próximo, como um irmão. A suposta resposta dada por ele foi: Eu tinha um irmão, mas ele já morreu.”

Essa resposta curta e simples foi o combustível perfeito para a imaginação coletiva da comunidade. Nesse momento, a especulação era de que o Herobrine era o fantasma do falecido irmão de Notch, que estava preso no mundo de Minecraft.

Essa teoria foi aceita e se tornou muito famosa porque dava a ideia de alguém que tinha partido, mas continuou vivo dentro de um software. Isso tocou profundamente o imaginário popular. O grande detalhe é que, não existe relatos oficiais de que Notch teria um irmão que faleceu. A frase do fórum foi possivelmente criada para dar mais realismo ao mito.

A internet abraçou o mistério.

Todo acontecimento na internet, tem um crescimento de expansão. Alguem conta algo de misterioso ou curioso, outra pessoa amplifica com comentários ou divulgações, alguem cria fotos ou vídeos “prova” e, quando menos se espera, toda a internet está discutindo sobre o assunto como se fosse uma verdade factual.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Herobrine. Canais no YouTube começaram a divulgar vídeos bem produzidos mostrando encontros com Herobrine. Clipes com uma filmagem inteligente e ângulo correto mostram o Herobrine ao fundo, observando. 

Para pessoas que assistiam aquilo na época, era algo convincente. Além disso, o clima do jogo à noite, o silêncio das cavernas e do ambiente construíram um cenário perfeito na imaginação dos fãs para tornar aquilo real.

Em poucos meses, a comunidade estava completamente dividida entre:

  • Aqueles que acreditavam ser verdade;
  • Aqueles que não acreditavam, pois sabiam do teatro por trás;
  • Aqueles que “acreditavam” apenas por ser divertido.

A reação da Mojang

Herobrine

Com o crescimento da lenda, a Mojang notou que o Herobrine não se tratava apenas de um boato, mas de um personagem vivo na imaginação de muitos jogadores. Em vez de apenas negar a história, ela resolveu tomar uma decisão criativa que foi interpretada de várias formas pela comunidade.

Em várias atualizações do jogo, estava escrita em destaque a frase:

“Herobrina removida”

Em portugues: Herobrine removido.

O detalhe é que o Herobrine nunca esteve no código do jogo. A frase era uma piada interna, um reconhecimento da força criativa que a comunidade de Minecraft tinha e um modo sutil de alimentar ainda mais a lenda.

Com essa decisão, a comunidade foi à loucura, pois, se a Mojang estava “removendo” o Herobrine, significava que ele existia? Essa pergunta ecoou por todo o mundo e em todas as comunidades de Minecraft.

O clima perfeito entre mistério, terror e medo fez com que a lenda permanecesse viva.

A verdade está nos códigos do jogo.

Do ponto de vista técnico, o Herobrine nunca esteve no código do Minecraft. Não há indícios de nenhuma linha de programação para o Herobrine oficialmente lançada pela Mojang. Diversos desenvolvedores já analisaram os códigos do jogo em todas as versões, desde os primeiros builds, e nunca encontraram indícios.

O próprio notch já afirmou em fóruns e em redes sociais que nunca houve um irmão falecido, muito menos que havia colocado o Herobrine no jogo.

Então, como ele surgiu?

A resposta está em como a internet funciona como um telefone sem fio. Um usuário criou a história, outros criaram imagens e vídeos que deram força à teoria, com skins e outros jogadores e uma narrativa que parecia muito real, trazendo diversão e mistério para o game.

Isso foi o suficiente para a comunidade abraçar a ideia e torná-la uma lenda até os dias atuais.

Um poder creepypasta.

Creepypasta é um tipo de história de terror criada na internet, normalmente de forma anônima, que se espalha por inúmeros fóruns como um vírus. O termo vem de “copy-paste” – Copiar e colar. Porque é basicamente isso que acontece: os relatos são produzidos e reproduzidos infinitamente com cópias na internet, aumentando o poder da lenda.

Herobrine é considerado uma das maiores creepypastas da história dos videogames, assim como Slender Man, Jeff the Killer e outras histórias que nasceram online em fóruns. Herobrine, mesmo sendo um mito, foi o responsável por atrair inúmeros jogadores para o jogo, ajudando em seu crescimento e reconhecimento lá no começo.

Peles e maduras.

Herobrine

Com o tempo, desenvolvedores de mods criaram versões em que o personagem aparece, mas de forma mais agressiva, atacando você durante o dia ou noite, assustando você com sons estranhos e explodindo sempre que possível alguma construção sua. 

Isso fez a lenda ganhar ainda mais força, após a possível remoção dele por parte da Mojang. Após a venda da Mojang para a Microsoft, a frase “Herobrine removido” foi tirada do ar pela empresa para fortalecer outros anúncios e comentários do jogo. Mas a lenda de Herobrine continuará viva no coração de muitos jogadores.

Gabriel
Gabriel