Minecraft é um fenômeno mundial no ramo dos jogos, influenciando jogadores, criadores de conteúdo e até desenvolvedores de jogos. Desde o seu lançamento em 2011, o game cresceu e continua crescendo exponencialmente, ganhando atualizações gigantescas e mantendo uma comunidade extremamente ativa.
Mesmo que você seja um antigo jogador, é muito possível que você não conheça tudo sobre o jogo; sempre há um detalhe ou outro que passa despercebido. Por isso criamos essa lista com as 10 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Minecraft. Confira!
Curiosidades sobre o Minecraft
A lista a seguir retrata apenas 10 das milhares de curiosidades que esse jogo possui; seu mundo é quase infinito e as possibilidades são gigantescas.
1. O primeiro nome não foi Minecraft. 
Antes de se tornar um fenômeno, o Minecraft possuía um nome totalmente diferente do que estamos acostumados. Cave Game era como ele era chamado nos primórdios. Na época, o criador do jogo, Markus Persson (Notch), estava apenas testando uma ideia de jogo que envolvia mineração e blocos.
O nome serviu apenas como rascunho, pois inicialmente era focado em explorar cavernas. Posteriormente seu nome foi alterado para Minecraft: Order of the Stone, até que finalmente surgiu o nome atual que se tornou mundialmente conhecido.
2. O bioma mais raro do Minecraft não é o que você pensa. 

Você pode achar que o bioma mais raro do jogo são as ilhas de cogumelos, mas lamento informar que ele não é o campeão. O bioma mais raro de todos é o Modified Jungle Edge, uma variação de bioma extremamente rara e específica dentro do Minecraft, dependendo de condições quase impossíveis para surgir, a união entre uma selva e um pantano.
A chance de encontrar esse bioma aleatoriamente em um mundo era baixíssima, tanto que alguns jogadores ficavam dias procurando. Infelizmente essa variação de bioma foi removida do jogo na atualização Caves & Cliffs.
3. O Creeper nasceu de um erro de programação. 
Um dos mobs mais icônicos do jogo é o creeper; ele só existe porque Notch errou na hora de programar um porco. Isso mesmo, um porco foi o resultado de o Minecraft ter a cara de um creeper em seus designs.
O modelo do corpo e da altura se misturaram, resultando naquela criatura alongada e estranha que posteriormente recebeu a textura verde e o comportamento explosivo. Nascendo totalmente por acidente!
4. O enderman fala… mas ao contrário. 
O enderman é um mob que causou bastante medo em muitos jogadores sempre que olhavam para seus olhos, com seus sons estranhos e incompreensíveis. Mas esses sons não são aleatórios nem grunhidos, eles são palavras reais levemente distorcidas e colocadas ao contrário.
Algumas palavras já foram identificadas por jogadores, sendo elas:
- Hi;
- Here;
- This way;
- What’s up?
Tudo isso reproduzido com eco e pitch alterado, para causar o efeito que conhecemos.
5. A música “Sweden” se tornou um clássico do Minecraft. 
A clássica música Sweden já foi ouvida por milhares de jogadores de Minecraft, mas o que você talvez não sabia é que essa música se tornou uma das músicas mais ouvidas da história dos videogames.
Já foi usada em:
- Vídeos nostálgicos;
- Documentários;
- Conteúdos promocionais;
- Projeto de fãs.
Ela virou um hino do Minecraft. A música ficou tão marcada que, ao ser ouvida, traz um efeito de nostalgia ao corpo; foi composta por C418.
6. Aldeões tem uma profissão oculta. 

Você sabia que existe um aldeão que possui uma profissão fantasma? Trata-se do aldeão NITWIT, também conhecido como “Zé-ninguém” pelos jogadores brasileiros.
Ele usa roupas verdes e não pega nenhuma profissão, nem realiza trocas. A função dele no jogo é apenas estética, para ampliar a diversidade de aldeões no jogo. Muitos jogadores não sabiam disso e acreditavam que ele estava bugado.
7. O Minecraft inspirou tecnologias reais. 
O jogo influenciou diretamente inúmeros projetos no mundo real, como:
- Ferramentas de aprendizagem nas escolas: já foram usadas como ferramenta de ensino EAD;
- Sistemas de simulações virtuais da vida real;
- Construções colaborativas;
- Estudos de engenharia;
- Educação de inteligência artificial.
Cientistas já usaram o jogo para testar e educar inteligências artificiais, configurando-as para sobreviverem ou minerarem; por incrível que pareça, funcionou. Provando que Minecraft vai muito além de um simples jogo de blocos.
8. O Dragão do END tem mecanicas escondidas. 
O temido chefe final do jogo, o dragão do End, parece simples à primeira vista, mas ele esconde mecânicas que o game não deixa à mostra para os jogadores.
Algumas delas são:
- Ele regenera vida com as correntes da vida, nos pilares de obsidiana ao redor da ilha;
- Dependendo do ângulo em que o jogador estiver, ele foi configurado para atacar de diferentes formas;
- Existem inúmeras formas de matar ele, mas ele possui uma das maiores resistências do jogo, possuindo a maior barra de vida;
- Após ser derrotado, ele pode ser invocado novamente para um segundo round, usando cristais do end.
Existe uma teoria de que ele foi projetado para ser derrotado por uma equipe, por isso existe uma dificuldade maior para matá-lo sozinho.
9. No Minecraft JAVA zumbis podem chamar reforço. 
Existem poucos jogadores que sabem da existência dessa mecânica, mas há uma chance pequena de quando você atacar um zumbi ele “gritar” silenciosamente; isso atrai inúmeros outros zumbis ao redor, formando uma horda imensa.
Esses zumbis podem surgir até mesmo de cavernas distantes, respondendo ao grito silencioso de seu companheiro, tornando o combate mais complicado. Isso explica por que muitas vezes aparecem inúmeros zumbis do nada, parecendo que possuem um spawn infinito, mas tudo faz parte de uma programação do jogo.
10. O Minecraft era muito diferente no início. 
Se você pudesse jogar ou pelo menos ver a versão de 2009, ficaria surpreso com o quanto o jogo mudou nesses anos. As mudanças mais visíveis foram:
- Não existe barra de vida;
- Não havia fome;
- Não tinha sprint;
- Mobs eram mais simples e quase inexistentes;
- O mundo tinha menos cores e contrastes;
- O jogo rodava em taxas de FPS superbaixas.
Com o passar do tempo, o jogo ganhou atualizações gigantescas, novos biomas, estruturas e mecânicas que fizeram dele um dos maiores nomes no mundo dos jogos.
Essas foram as 10 curiosidades sobre o Minecraft que você provavelmente não sabia. Histórias curiosas e programações que vão muito além do que eram no início.




